terça-feira, 10 de março de 2015

Fundação Cultural de Criciúma e o Conselho Municipal de Políticas Culturais divulgam os selecionados no Edital 004/2014 CULTURA CRICIÚMA

A Fundação Cultural de Criciúma e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMCCRI) vem tornar pública a seleção de projetos do Edital 004/2014 CULTURA CRICIÚMA, que regulamenta a concessão de recursos financeiros destinada a incentivar atividades culturais na cidade de Criciúma/SC, de acordo com o que determina a Lei 6.182, de 30/11/2012.

A quarta edição do Edital Cultura Criciúma recebeu a inscrição de 43 projetos, sendo sete projetos de Artes Visuais, três de Cinema, dois de Cultura Digital, oito de Cultura Popular, cinco de Dança, seis de Literatura, cinco de Música, dois Patrimônio e cinco de Teatro.

Após análise e discussão das propostas, a Comissão selecionou os seguintes projetos:

Artes Visuais:
1 - Em-volver-se;
2 - 3ª Semana de Ocupação Urbana;
3 - Discutindo a Fotografia nos processos artísticos hoje.

Cinema:
1 - Cenas de um casamento;
2 - A difícil arte de fazer arte;

Cultura Popular:
1 - 2º encontro de Capoeira;
2 - Confecção de trajes folclóricos italianos;

Dança:
1 - Lenda de Iati;
2 - Duplo balanço;
3 - 3ª Mostra didática de Dança – Formação de Plateia.

Literatura:
1 - Livro Ilustrado de Poemas;
2 - Clube da Leitura;

Música:
1 - Turnê do EP Catarima

Patrimônio:
1 - Digitalização do Acervo de Filmes;
2 - Casa do Vô Just;

Teatro:
1 - Metropol;
2 - Uma vez mais.

Cultura Digital:
Nem um projeto foi aprovado nesta área.

Alguns setores não tiveram o número suficiente de projetos aprovados, de acordo com os prêmios previstos no Edital. Desta forma, a Comissão optou por aprovar projetos de outras áreas, embasada no item 5.7 do Edital. Assim, os seguintes projetos foram aprovados:

a)         Literatura: Ouro Negro;
b)         Cinema: Oficina de Cinema;
c)         Dança: Dança Criciúma;
d)        Teatro: La vem poesia.


Os proponentes dos projetos aprovados terão 10 dias úteis para cumprirem com o item 6 do Edital 004/2014 CULTURA CRICIÚMA, referente a documentação complementar, que deverá ser entregue até o dia 20 de março de 2015, na sede da Fundação Cultural de Criciúma (Rua Anita Garibaldi, 386, 5º andar, Centro, Prédio da Antiga Prefeitura).

A Comissão de Avaliação do quarto Edital CULTURA CRICIÚMA foi formada pelos seguintes pareceristas:

DANIELA RIBAS (São Paulo/SC) - Historiadora (UNESP), Mestre e Doutora em Sociologia da Cultura (UNICAMP). Autora da dissertação De Um Porão Para o Mundo (que analisou a cadeia produtiva da música independente nos anos 80 em São Paulo) e da tese Música em Transe: o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968). Foi docente em nível superior (graduação e pós-graduação) em diversas instituições. É Conselheira de Cultura no município de São Roque (SP), atuando na elaboração da política cultural local, e na supervisão de equipes de peritos pareceristas dos editais da cidade. Também atua como parecerista de editais públicos em outros municípios. É pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas nível III no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, onde atua na pesquisa e na qualificação em gestão cultural. Apresentou diversos trabalhos em congressos internacionais na área de Gestão Cultural, além de ter ministrado palestras sobre formação de público para a Música. Recentemente compôs a equipe docente do Seminário Internacional Planejamento Estratégico para Administradores Culturais, oferecido pelo SESC SP, National Arts Strategies (EUA), e Consulado Americano em São Paulo.

GABRIEL CHATI (Jaguarão/RS) - Professor titular e Coordenador do Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa câmpus Jaguarão. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (2012) com a dissertação O processo de implementação do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC; bolsista do Programa de apoio ao ensino e à pesquisa científica em cultura (Pró-Cultura/Capes; 2010/2012). Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007) com a monografia Estudo de Factibilidade Cultural: as transformações e o impacto sociocultural ocasionado pela implementação da Petrobrás na cidade de Macaé/RJ a partir do bairro da Imbetiba; bolsista do programa de extensão de atividades artísticas e culturais, desenvolvido e coordenado pelo Centro de Artes UFF (2005/2006). Professor substituto da disciplina de Produção e Projetos Culturais na Universidade Regional de Blumenau (Furb, 2012/2013). Membro titular durante dois mandatos do Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville (CMPC-Jlle), sendo eleito pelo setor de Formação em Cultura (2010-12) e Patrimônio Cultural Material (2012-14), respectivamente. Consultor Ad Hoc Sênior do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) credenciado para a avaliação e emissão de parecer técnico de projetos nas áreas da Gestão, Pesquisa, Difusão e Capacitação nas Áreas artísticas e/ou culturais e Patrimônio Histórico e Artístico material e imaterial (2011 a 2015). Analista do Projeto de Assistência Técnica à elaboração de Planos Municipais de Cultura (FAPEX/UFBA), financiado pelo Ministério da Cultura (2012).

MARIA TERESA PICCOLI (Florianópolis/SC) - Formada em letras pela Universidade Regional do Oeste de Santa Catarina (UNOCHAPECÓ) e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac Paraná. Co-autora do livro Colcha de Retalhos (de histórias coletadas de idosos sobre literatura oral e causos da região oeste). É coordenadora de Cultura do Sesc em Santa Catarina e curadora de projetos nacionais e estaduais como Palco Giratório (Artes Cênicas) e Sonora Brasil (Música), EmCenaCatarina (artes cênicas), Baú de Histórias (Literatura), Circuito Sesc de Música, auxilia na produção do Prêmio Sesc de Literatura, além de atuar como parecerias em editais públicos municipais no Estado de Santa Catarina. Recentemente foi curadora do Festival Sesc de Inverno do Rio de Janeiro e atualizou seus conhecimentos através do Seminário Internacional de Planejamento Estratégico para Administradores Culturais, oferecido pelo SESC SP, National Arts Strategies (EUA), e Consulado Americano em São Paulo.


MAIS INFORMAÇÕES: 48 3445-8841

Nenhum comentário:

Postar um comentário