sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Clipagem [Reunião Descentralizada do CEC em Criciúma]

Unesc é sede de reunião descentralizada do Conselho Estadual de Cultura


18 Set, 2018 17:53:22 - Esporte
Criciúma (SC) 
Encontro ocorreu nesta terça-feira com a presença de lideranças da área 
Preservação do patrimônio, implantação do Sistema Estadual de Cultura e mecanismos de financiamento da cultura estiveram entre os assuntos debatidos na tarde desta terça-feira (18/9) na Unesc, durante a reunião descentralizada do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. O encontro reuniu estudantes, professores, artistas e gestores culturais que tiraram dúvidas e expuseram seus problemas e necessidades aos representantes do Conselho Estadual de Cultura, realizador da reunião.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti, afirma que a cultura é componente fundamental da vida e da cidadania. Segundo ele, Criciúma já foi polo cultural na região e em Santa Catarina e tem que retomar essa condição. “Algumas iniciativas podem ser rapidamente deflagradas, como a liberação dos recursos orçamentários que estão previstos para o Fundo Municipal de Cultura, que se propõe a realizar o edital municipal de cultura. Por meio desse edital será possível detectar ações dentro da economia criativa e do empreendedorismo cultural que vem dando um belo exemplo”, afirma. Marchetti citou ainda a criação da lei do mecenato como uma alternativa para o financiamento de projetos culturais.

Marchetti ainda falou sobre as características do Sul do Estado quando o assunto é cultura. De acordo com o presidente do Conselho, o Sul se destaca pela dinâmica e diversidade de trabalhos. Ele elogiou ainda a iniciativa do pagamento de cachê cultural em eventos como o Unesc em Dança. “Acabei de saber que no Unesc em Dança, todos os artistas recebem cachê. Isso é importante e contém a organização econômica do processo. Ações assim permitem que o artista trabalhe, receba e possa construir sua carreira”.  
A reunião descentralizada foi incluído na programação da 25ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Unesc e trouxe ainda apresentações artísticas e culturais; painéis sobre “Mecenato Municipal e Estadual: Mecanismos de Financiamento da Cultura”, com o membro do Conselho Estadual de Cultura Marcelo Seixas e sobre “Preservação do Patrimônio e da Passagem Cultural”, com a conselheira estadual de Cultura Betina Adams; entrega da Carta Aberta do Fórum Dança Sul de Santa Catarina; apresentação do Mapacultural.SC; debate sobre a implantação do Sistema Estadual de Cultura. O evento encerra com um ensaio aberto do Coral Unesc.
O encontro contou contou com a participação do presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Serginho Zappelini; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma, Ismail Ahmad; do presidente da Amrec, Hélio Cesa; da assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh; da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade, Milla Lúcia Guimarães, da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig e do produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Universidade e representante do conselho, Maxwell Sandeer Flor.  

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

Fonte:
http://jinews.com.br/noticia/unesc-e-sede-de-reuniao-descentralizada-do-conselho-estadual-de-cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário