segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Conselho Municipal de Cultura retorna as atividades em 2014


Reunir um grupo de pessoas para discutir as questões voltadas à cultura. Esse é o objetivo do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri). Com 16 integrantes, o conselho se divide entre pessoas ligadas ao poder público e sociedade civil. Na tarde desta segunda-feira (10), ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o primeiro encontro do Comccri, que existe desde 2009.

Entre os principais objetivos do conselho é reconhecer e valorizar a diversidade cultural do município; promover as práticas culturais como qualificadora do desenvolvimento da cidade. O órgão também busca estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com implementação coordenada e conjunta de programas, projetos e ações no âmbito da competência do município.

A presidente do conselho, Amalhene Baesso Reddig, destaca que o grupo foi formado para fortalecer as práticas culturais no município. “Essas pessoas ajudam a pensar em uma política municipal. E esse espaço é interessante porque a sociedade pode participar, não deixando as iniciativas por parte do poder público”, explica.

Uma das atividades que o conselho desempenha é acompanhar os projetos aprovados pelos editais de cultura que são abertos todos os anos, incluindo a fiscalização da prestação de contas destes trabalhos. “Afinal de contas, o dinheiro público deve ser muito bem cuidado e ser muito bem aplicado”, destaca a presidente.

Edital do Fundo Municipal de Cultura

Os artistas criciumenses possuem mais uma oportunidade para mostrar os seus trabalhos nos espaços públicos. As inscrições estão abertas, até o dia 10 de março, para o Edital do Fundo Municipal de Cultura, que contempla com subsídios financeiros profissionais das áreas de Artes Visuais, Cinema, Cultura Digital e Popular, Dança, Literatura, Música, Patrimônio e Teatro.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sergio Zappelini, destaca a importância deste edital que vai distribuir R$ 110.000,00 mil reais para promoção da cultura. “É um projeto importante, porque é investido nos nossos artistas. Eles vão ter a oportunidade de mostrarem os seus trabalhos”, afirma.

Zappelini ainda pontua que o edital segue um método criterioso para a escolha dos selecionados. “Todos os trabalhos são analisados por pessoas de fora da cidade, para que não haja nenhuma influencia”, afirma.

Mais informações e o edital podem ser encontrados no endereço virtual:

http://www.comccri.blogspot.com.br/.

Texto/Fotos: Lucas Sabino


Nenhum comentário:

Postar um comentário