sexta-feira, 25 de maio de 2018

COMCCRI: Prática de Ocupação Necessária para Professores


Hoje (25/05) foi apresentado Comunicação sobre o COMCCRI no 3º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, com a temática "Conselho Municipal de Política Cultural de Criciúma - COMCCRI: Prática de Ocupação Necessária para Professores" e teve como autor Maxwell Sandeer Flor - Presidente COMCCRI - Gestão 2016/2018. 

Segundo apresentação de Maxwell "A composição do Conselho é constituída por pessoas da sociedade civil e do poder público, na Gestão 2016/2018 dos 18 representantes da sociedade civil 5 (cinco) são professores universitários, 3 (três) são de escolas públicas e 5 são professores de música, dança e teatro. Essa ocupação no Conselho por professores é fundamental para avançar na construção de políticas públicas de cultura". 


Abaixo segue o resumo da comunicação: 

Conselho Municipal de Política Cultural de Criciúma - COMCCRI: Prática de Ocupação Necessária para Professores

RESUMO:

O Conselho Municipal de Política Cultural de Criciúma - COMCCRI, é órgão colegiado, permanente, consultivo, deliberativo, propositivo e fiscalizador das ações e atividades artístico-culturais do município, integrante da estrutura básica da Fundação Cultural de Criciúma, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil e se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura - SMC. Em sua formação uma das representações por parte da sociedade civil consta [Instituições de Ensino] e na parte Governamental [Secretaria Municipal de Educação] onde os titulares e suplentes são professores. Conforme a Lei Municipal de Criciúma N° 6818, sem seu artigo 8° “A política cultural deve ser transversal, estabelecendo uma relação estratégica com as demais políticas públicas, em especial com as políticas de educação, comunicação social, meio ambiente, desenvolvimento social, esporte, turismo, lazer, saúde e segurança pública”. A prática ler/refletir sobre Leis Culturais, escrever documentos/ofícios, verificar metas do Plano Municipal de Cultura e acompanhar os recursos para a cultura na Lei de Diretrizes Orçamentárias, são práticas necessárias de um professor conselheiro de cultura. A ocupação de professores(as) no COMCCRI é fundamental para estabelecer processo democrático de participação na gestão das políticas, discutindo e deliberando sobre os recursos públicos na área cultural.


Colaboração: Manoela Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário